Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Feliz Samhain!

"pão por Deus pão por Deus saco cheio e vamos com Deus"

Na minha terra o costume é este - na manhã de dia 1 de Novembro a minha casa enche-se de crianças a pedir doces!

Este é mais um costume que a igreja católica "roubou" ao paganismo Samhain é a "noite das travessuras", na qual se espera que os duendes preguem preguem partidas aos seres humanos.

Este festival refere-se à morte do ano e, portanto, é Ano-novo, pois a morte implica renascimento. Mas durante esta época, a morte parece mais óbvia que o renascimento. Os Campos ficam em pousio, a seiva penetra nas raízes, e toda a natureza descansa. Há uma atmosfera estranha nas névoas outonais e nas cores enfumaçadas do entardecer. Este é, de fato, o Festival do Retorno dos Mortos, como também o
reconhecimento do fim de um ciclo solar. Por isso tem a reputação de acontecimentos fantasmagóricos .

Como diz Janet e Stewart Farrar, em Eight Sabbats for Witches "Samhain é o tempo da estranheza psíquica, pois na mudança do ano — o antigo morrendo, o novo pornascer — o Véu é muito frágil."

O ano velho dissolve-se e fragmenta-se no Samhain, e o resultado é o colapso de todas as fronteiras, incluindo aquelas entre a vida e a morte. É portanto mais fácil do que usualmente perceber a presença psíquica dos que já morreram, mas ainda estão conectados conosco, ainda cuidam de nós. Esta é uma das razões para os eventos fantasmagóricos no Hallowe'en. Os vivos, os mortos e os ainda por nascer podem encontrar-se em espírito nesta noite, comunicando e trocando informações. Também os espíritos naturais caminham entre nós.

Por isso, Samhain é a melhor noite do ano para atos clarividentes e vaticínios. Dizem que algumas das visões e mensagens psíquicas são enviadas pelos Amados Mortos, isto é, por amigos queridos ou membros da família com os quais possuímos elos de afeto. Outras (visões e mensagens) talvez sejam um presente direto da Deusa. Tudo o que surge deve ser levado a sério. A experiência tem demonstrado que muitas vezes fornecem a chave ao tema principal do ano seguinte, de forma simbólica.

Sobre o retorno dos Amados Mortos, não há nenhuma tradição na bruxaria que de algum modo justifique a tentativa de "chamar os mortos de volta". As bruxas acreditam que os mortos se unem livremente a nós nesta noite, se forem capazes ou se quiserem. Chamá-los de volta pode interferir nos estágios de purificação, descanso e preparação de uma nova vida, que todos passamos entre as encarnações.

Feliz Samhain!

Sem comentários: