Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Recuperação pós-parto em Fontanelas

1 hora de yoguilates, brincadeira, meditação e socialização entre mamãs e os seus bebés até à aquisição da marcha.

O yoguilates pós-parto, quando feita desde o Puerpério (período de seis semanas a contar do dia do parto) ajuda a mulher a recuperar mais facilmente, pois permite a associação do exercício físico com a segregação de hormonas como a ocitocina, que ajudam (entre outras coisas) o útero e os órgãos genitais a regressarem ao seu estado anterior à gravidez.

A puérpera (mãe nas primeiras seis semanas após parto) aprende a conhecer o seu corpo, o que pode ou deve fazer nesta fase relativamente delicada, recupera a forma, confiança e auto-estima, começando a reencontrar-se.Todos estes factores ajudam a evitar a depressão pós parto.

Na Recuperação Pós Parto a puérpera pratica diversos exercícios que ajudam a prevenir e corrigir o descontrolo dos esfíncteres ( para evitar a incontinência urinaria e fecal ), durante o decorrer das sessões é dada à zona perineal especial atenção, praticando exercícios ( pompoarismo ) para recuperar ou melhorar a tonicidade muscular do pavimento pélvico ( para voltar a ter uma vida sexual satisfatória )

Mulheres submetidas a Cesarianas têm programas específicos, de acordo com a sua condição, sendo acompanhadas caso a caso.

A partir das seis semanas, é reforçada toda a musculatura abdominal, dorso-lombar e pélvica, sendo ainda trabalhada a musculatura peitoral.

Aconselhamos as aulas pós parto 8 dias após o parto normal e 15 dias após cesariana, com duração mínima de 4 semanas a recuperação acaba quando a mãe se sentir preparada para enfrentar uma actividade física mais exigente.

Nestas aulas, o bebé participa activamente pois a mãe pode obter grandes benefícios da realização de exercícios com o seu filho, o peso deste acaba por ajudar a trabalhar os músculos de uma maneira mais eficaz.
Uma maneira diferente e mais divertida de fazer uma recuperação pós-parto!

Ajuda a mãe a recuperar a sua forma física, com exercícios específicos para a zona perineal, abdominal e peitoral, enquanto o seu bebé desenvolve as suas capacidades psicomotoras.
Nos últimos 10 minutos de aula temos "discussões maternas" onde damos e recebemos dicas, partilhamos duvidas e medos. São conversas entre mães com bebés ao colo!

Benefícios para as mamãs:
* Convívio com outras mãe
* Melhoria da sua condição física
* Melhoria da tonificação vaginal
* Maior vinculo com o bebé
* Diminui a ansiedade em relação ao bebé
* Promove segurança maternal
* ....

Benefícios para os bebés:
* Socialização
* Estimulação precoce
* Desenvolvimento da capacidade psicomotora
* Os bebés dormem melhor ( e as mamãs também! )
* Facilitar o alívio das cólicas
* Facilitar a circulação
* Equilibrar o Sistema Imunitário
*Estimular os 5 sentidos
* Favorece a libertação da hormona de crescimento
* Ajuda na maturação do Sistema Nervoso
* Relaxar e tonificar

Local: URDFG - Antiga escola primária
Horário - ainda por definir - início em Outubro
Valor: 25 euros mensais - 2x por semana

Mais informação: parirempaz@gmail.com

"Cada uma de nós, mães, tem de aprender também a fazer de mãe de si própria, senão não poderemos ser boas mães para os nossos filhos. Sacrificar-se não é um caminho saudável para a maternidade,apesar de termos sido ensinadas a fazê-lo durante anos e tenhamos com frequência assistido ao martírio das nossas mães. Fazer de mãe de nós próprias exige muita coragem e insisto em que tente, pela sua saúde."

Christiane Northrup "Corpo de Mulher, Sabedoria de Mulher"

Sem comentários: