Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Um bocadinho do nosso Natal




(2011)



A coroa do Advento tem uma simbologia importante cá em casa, o redondo cria harmonia, une, agrega. Faz-nos lembrar que vivemos num mundo circular, onde os processos são cíclicos e se repetem ano após ano. Assim temos a oportunidade de transformação a cada ciclo ;)




(2011)


Numa coroa de pinheiro ou cipreste são colocadas quatro velas que serão acesas a cada domingo que antecede o Natal. Eu conto histórias  e aproveitamos para montar o presépio ( que também tem um simbolismo próprio )



(2015)



Na primeira semana acendem-se a vela azul.Pedras, terra e areia são colocadas no presépio, representando o mundo mineral e sua ligação com o mundo físico (elemento terra).


Na segunda semana acendem-se a vela azul e a verde. São colocadas plantas, troncos, musgos e água para o presépio, representando o mundo vegetal e sua ligação com o mundo etérico (elemento água).


Na terceira semana acendem-se as velas azul, verde e amarela. Colocam-se os animais representando o mundo animal e sua ligação com o mundo anímico (elemento ar).


Na última semana acendem-se as velas azul, verde, amarela e vermelha. A luz se torna mais intensa, com a proximidade do nascimento da Luz, é o Natal, a festa da luz! Então são colocados os pastores, simbolizando as figuras humanas e no dia de Natal, o menino Jesus é colocado na manjedoura. Tudo isso representa o Reino Humano e sua ligação com o mundo espiritual (elemento fogo).



(Presépio de 2012)


Para nós o presépio simboliza a caminhada para a luz, Esperamos pela  noite mais longa do ano, onde a Deusa é reverenciada como a Mãe da Criança Prometida ou do Deus Sol, que nasceu para trazer Luz ao mundo. Também temos uma vela especial para o solstício do inverno. 

O presépio para nós tem uma simbologia muito forte- Da mesma forma que Maria vai percorrendo a sua caminhada, e apesar de todas as dificuldades, devemos sempre confiar na nossa própria luz interior.

Todos os dias a Maria avança pelo presépio e acendemos mais uma vela, e no dia 24 chega ao palheiro e acendemos uma vela mais bonita, normalmente dourada. 



( presépio em 23/12/2015)


Um grande beijinho e Feliz Natal! 



Sem comentários: