Sobre o blog:

“A humanização do nascimento não representa um retorno romântico ao passado, nem uma desvalorização da tecnologia. Em vez disso, oferece uma via ecológica e sustentável para o futuro” Ricardo H. Jones

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Como é que nasceu o teu filho?

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=2db4oSIIAAI

Custa ver que nenhuma das pessoas (nem o pai ) se apercebeu que o bebé estava desesperado, até desistir... As primeiras sensações que este ser  teve quando nasceu foram de impotência, ausência de carinho e indiferença...  Todos sabemos que a forma como somos "acolhimentos" à nascença nos influencia e determina a nossa maneira de ser!


Sabiam que o vosso bebé, foi ( ou vai ser )aspirado?
Aspiração e sondagem – Através de uma sonda, são aspiradas as mucosidades e outras substâncias da boca, nariz e garganta do bebé. Nem todos os profissionais de saúde consideram essencial esta operação, em especial nos casos em que o recém nascido apresenta sinais fortes de que está a respirar bem. O mesmo se passa com a sondagem desde a boca até ao estômago. Há quem defenda que só assim se confirma que não existem mal-formações e que o bebé está em condições de começar a mamar. Mas também há quem entende que é preferível não sondar e só o fazer se surgirem sinais de que algo não está bem. E tu o que achas?

E o corte do cordão????
Clampagem ou corte do cordão umbilical – É feita com duas pinças cirúrgicas. Uma é colocada a poucos centímetros do corpo do bebé e outra um pouco mais afastada. O corte é feito entre as duas. Por norma, não se espera que o cordão deixe de pulsar para realizar o corte, mas a Organização Mundial de Saúde defende este compasso de espera, pelos benefícios a nível da oxigenação do sangue do bebé e o aumento das reservas de ferro. Entao porque nao se espera???????????

Sabiam que no vosso bebé, colocaram ( ou vão colocar )gotas nos olhos ?
É administrado ao bebé um colírio ( clorofenicol ) que se destina a prevenir eventuais infecções oculares causadas por microrganismos presentes no canal de parto. Nos casos mais graves, essas infecções podem levar à cegueira. Porém, alguns pediatras questionam a necessidade deste procedimento nos casos em que a mãe não seja portadora de doenças infecto-contagiosas. ( eu coloquei um pouco deste colírio nos meus olhos... fiquei praticamente sem ver....)

E o Teste de Apgar? Foi desenvolvido pela pediatra norte-americana Virginia Apgar e é o método de avaliação global da vitalidade do recém-nascido, baseado na pesquisa dos sinais clínicos mais característicos e fáceis de detectar. Testa cinco parâmetros: frequência cardíaca, respiração, tónus muscular, reflexos e cor da pele. Cada parâmetro pode variar do 0 ao 2, sendo que 10 é o melhor resultado possível. O teste é realizado ao 1.º e 5.º minutos de vida – na esmagadora maioria dos casos – e ao 10.º minuto, nas situações em que o bem-estar do bebé apresente dúvidas, MAS pode ser feito o colo da mãe!!!!

Vitamina K – Na primeira semana, o organismo do recém-nascido não produz esta substância vitamínica, necessária à coagulação do sangue. Assim, para prevenir hemorragias – nomeadamente relacionadas com o coto umbilical, o umbigo e partos com forceps ou ventosas, – é ministrada uma dose por injecção intramuscular. No entanto, existem países onde esta administração é feita de forma oral.

Vale a pena pensar como são recebidos os nossos filhos... a maioria das vezes separados das suas mães para fazerem intervenções desnecessárias!!! Se for necessário fazer algum tipo de intervenção que seja no COLO MÃE!!!!!

Sem comentários: